segunda-feira, 10 de março de 2014

Comemorando o dia das mulheres


No dia 07 de março ocorreu no Lar Feliz a comemoração ao dia da Mulher. Sendo o quadro de funcionários da instituição essencialmente constituído de mulheres, a coordenadora do Berçário e esposa do presidente, Sra. Jill, organizou com muito carinho para todas as educadoras da instituição uma homenagem especial.
 A homenagem iniciou com uma mensagem carinhosa da Sra. Jill encorajando as mulheres a serem guerreiras e lutarem pelos seus sonhos, mostrando que apesar de sermos todas diferentes, ao somar essas diferenças temos bons resultados.

Em seguida as mulheres puderam ouvir o testemunho da Sra. Maria e sua equipe que trabalham na clínica Carisma na cidade de Pedreira.



E após ouvir belas palavras e uma mensagem de encorajamento, as mulheres puderem degustar de um delicioso almoço preparado com muito carinho pelo Sr. Dilaércio.


Nosso muito obrigado especialmente a Jill que organizou com muito carinho essa homenagem e a todas as pessoas que organizam esta homenagem.

"Que a felicidade seja cúmplice dos seus dias...
Que a sua alegria seja a chave para abrir as portas onde tiveres que entrar...
E que Deus sempre seja o centro de tudo em sua vida"


São os votos sinceros de toda a equipe Lar Feliz!!!

terça-feira, 4 de março de 2014

Em 2014...



O Lar Feliz além de todas as suas atividades diárias de cuidado e proteção integral aos seus acolhidos conforme previstas no estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, vai desenvolver em 2014 três grandes projetos, visando proporcionar as crianças e adolescentes acolhidos um espaço de subjetivação e ressignificação das experiências até então vivenciadas.

1-    Projeto Cuidando do Cuidador
Objetivo - Oferecer aos Educadores/Cuidadores que atuam no Projeto Lar Feliz informações e vivências para o desenvolvimento de uma prática coerente com a missão de uma Instituição de Acolhimento.
Público alvo – educadores da instituição Lar Feliz (todos os funcionários independente da função que exercem)
O Projeto
Este projeto está sendo executado nos anos de 2013 e 2014 através do repasse de recursos do Banco do Brasil. As oficinas de capacitação continuada são oferecidas por profissionais do NECA de SP através da parceria firmada para execução deste projeto. Nos dois anos de projeto vão ocorrer 88 horas de cursos para todos os educadores da instituição, oficinas específicas para equipe técnica e supervisão para toda a equipe do Lar Feliz.

2-    Projeto Mão na Massa
Objetivo – Manter o curso de padaria e confeitaria intitulado Mão na Massa iniciado no ano de 2013.
Público alvo – crianças acima de seis anos, adolescentes (acolhidos nesta instituição) e seus respectivos familiares.
O Projeto – O projeto Mão na Massa foi criado no Lar Feliz no ano de 2013 com o intuito de oferecer um curso de qualificação profissional (curso de padaria) e de restabelecer vínculos familiares. Em função dos resultados positivos obtidos no curso e do interesse dos participantes na continuidade do mesmo, o projeto continuará em 2014. Para este ano o projeto prevê uma carga horário de mais de 400 horas de curso e terá novamente a parceria com a FAJ a qual é responsável pela certificação e metodologia do curso. O Projeto está sendo novamente patrocinado pela empresa Takeda.

3-    Projeto Espaços de Criação e Subjetivação
Objetivo - Criar espaços (oficinas) que propiciem a subjetivação e expressão dos sentimentos e emoções dos acolhidos de modo singular e criativo. Serão oferecidas oficinas de:
è Teatro, Dança e Música (com a criação do Monotrilho)
è Aulas de futsal (escola oficial de futsal do Corinthians de Holambra),
è Aulas de taekwondo (Toca do Jaguar).

Público alvo – crianças e adolescentes acolhidos no Lar Feliz.
O Projeto
Será executado através do repasse de recursos do Banco do Brasil, projeto este inscrito e aprovado em seleção realizada em 2013. O mesmo vai ocorrer entre os meses de fevereiro a dezembro de 2014 e contará com a participação profissionais de diferentes áreas.

Demais ações previstas para o decorrer do ano:
è Ampliar a equipe técnica contratando mais profissionais do serviço social e psicologia.
è Construir um escritório com diversas salas de atendimento para equipe técnica, reunião, escritório e recepção.
è Adquirir uma Van para o transporte das crianças e adolescentes acolhidos.
è Colocar porta nos armários construídos de alvenaria na casa das meninas adolescentes.
è  Fazer pintura em todas as dependências do Lar Feliz.
è Aumentar para R$ 1.000,00 o salário dos educadores.



Sobre o ano de 2013


O ano de 2013 foi para a instituição Lar Feliz um ano de grandes inovações que ocorreram principalmente em decorrência da aprovação e implantação de dois novos projetos o Cuidando do Cuidador, projeto que visa a formação continuada de todos os educadores que atuam junto ao Lar Feliz e o Mão na Massa que trouxe como ação principal a implantação de uma mini padaria na instituição e o curso de padaria e confeitaria para crianças, adolescentes e seus respectivos familiares. 
Através do projeto Mão na Massa surgiu a idéia da campanha de natal que ocorreu com a produção e comercialização de panetones e chocotones produzidos dentro da padaria do Lar Feliz. E sendo a ação desenvolvida no primeiro ano foram vendidos mais de 5 mil unidades, sim acreditem mais de 5 mil. A meta foi alcançada graças ao empenho de todos os funcionários da instituição que se dividiram entre produzir, divulgar e vender os panetones, e a comunidade em geral que adquiriu os nossos produtos. Além disso, diversas empresas abriram suas portas e viabilizaram a venda dos produtos dentro das próprias empresas.
Assim, depois de mais de 12 anos de atuação, o Lar Feliz encerrou o ano com todas as contas pagas e em função da verba arrecadada com a venda dos panetones o Lar Feliz inicia 2014 com a situação financeira em dia.
Durante o decorrer do ano de 2013 o Projeto Lar Feliz atendeu aproximadamente 97 crianças e adolescentes, sendo estes provenientes dos municípios de Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Nazaré Paulista, Pedreira, Artur Nogueira, São José da Bela Vista, Holambra, Barrinha, Munhoz MG.

Veja alguns dados de 2013.
No decorrer do ano 52 crianças e adolescentes foram desligadas da instituição, dentre estas 27 meninas e 25 meninos, o destino destas foi: Adoção – 9, Família de origem – 7, Família Extensa – 16, Maioridade – 3, Transferência- 11,  Fuga- 5, Óbito – 1.
Em 2013 ocorreram 34 novos acolhimentos, sendo 14 meninas e 20 meninos. A cidade que mais encaminhou crianças e adolescentes para acolhimento foi o município de Santo Antônio de Posse, com um total de 14 acolhimentos. O motivo que mais ensejou novos acolhimentos foi a negligência seguida de maus tratos.

Nosso muito obrigado a todas as pessoas envolvidas nas ações que a instituição Lar Feliz desenvolve, e assim ajudam a manter acesso no coração o desejo de fazer cada dia melhor o nosso trabalho.
Que 2014 nos traga muitos desafios para que através deles possamos crescer e desenvolver com mais dedicação o nosso trabalho.