quarta-feira, 31 de julho de 2013

V ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

No dia 30 de julho novamente os educadores do Projeto Lar Feliz estiveram reunidos para refletir sobre um tema de suma importância para o nosso trabalho: O desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos de idade. Esteve conosco a psicóloga Silvia Gomara Daffre, membro fundadora da Fundação Abrinq e do Silvia Materne.



Os trabalhos do dia foram iniciados com a apresentação da pequena Vitória, uma boneca, que acompanhou os trabalhos desenvolvidos no decorrer do dia interagindo com todos os participantes. A proposto do dia foi de analisar fatos, ações e interações importantes sobre o desenvolvimento infantil.

As questões desenvolvidas no decorrer do dia foram: Porque você escolheu trabalhar com bebês e crianças? Você se sente capacitada para realizar o seu trabalho? Quem é o bebê? Qual a importância de se cuidar de um bebê?

Já no período da tarde refletimos sobre: A função organizadora do educador, a situação emocional das crianças ao chegar a instituição de acolhimento, O abrigo como lugar do bebê se organizar, reconhecimento de sinais de sofrimento e por último a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem.



 
Mensagem do encontro - " O bebê e a criança pequena são muito dependentes do adulto; seu bem estar está intimamente ligado à qualidade da relação com seus cuidadores/educadores. Existem habilidades e capacidades específicas que são indispensáveis para quem cuida de bebês e crianças pequenas." (www.silviamaterne.com.br) .

Nosso muito obrigado a Silvia por compartilhar conosco seu tempo e se conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário