quarta-feira, 15 de maio de 2013

Formação Continuada







 
Mais uma vez os funcionários do Lar Feliz estiveram reunidos nesta segunda feira do dia 13 de maio para mais um curso de formação continuada do projeto Cuidando do Cuidador. Tendo como tema A História do Acolhimento Institucional os psicólogos Milton e Renata desenvolveram no decorrer da tarde diversas atividades para abordar o tema.
 
As atividades foram iniciadas com uma dinâmica de apresentação, já que o Lar feliz conta com novos membros em sua equipe. Posteriormente uma atividade de socialização do tema em questão através da exposição dos participantes que retiram de uma caixinha palavras das quais deveriam relatar quais lembranças essas palavras despertavam. As palavras foram: Febem, Menor Abandonado, Conselho Tutelar, Pátrio Poder, e Orfanato. As discussões foram bastante produtivas e suscitaram lembranças da infância de muitos participantes.
Em um terceiro momento os participantes foram divididos em três grupos para tentarem organizar uma linha histórica de fatos marcantes que ocorreram em relação a história da Infância no Brasil. Partiu-se de 1500 até os dias atuais.
A última atividade do dia foi a exibição do vídeo "Que casa é essa" sendo proposto aos participantes quais os fatos se aproximam e-ou se afastam do cotidiano do Lar Feliz.
 
Participantes reunidos durante a Exibição do Filme "Que casa é essa?"
 
Grupo reunido para fazer a avaliação do Encontro!
 
Lanche servido durante o intervalo.

As atividades do dia possibilitaram aos participantes refletirem sobre os diferentes olhares sobre as crianças e adolescentes e a evolução das leis brasileiras, destacando-se o ano de 1990 o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente o qual vem com o propósito de efetivamente dar Garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes mas também de demarcar os deveres e atuações dos órgãos que atendem este público.
No período da manhã ocorreu o segunda supervisão com o psicólogo Milton, oportunidade na qual participaram além de equipe técnica, coordenador e os educadores da casa das meninas adolescentes. A pauta da supervisão foi um caso de acolhimento, mas principalmente como lidar com o comportamento das adolescentes, as quais atualmente tem desafiado nossa prática cotidiana.

Nosso muito obrigado aos palestrantes do dia Milton e Renata!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário