quarta-feira, 6 de março de 2013

II Encontro de Formação da Equipe Lar Feliz

No dia 05 de março a equipe de funcionários do Lar Feliz estiveram reunidos para o segundo encontro de formação continuada do ano de 2013. O tema abordado foi a "Subjetividade e a Criatividade nas Instituições de Acolhimento", tendo como palestrantes José e Valéria, representantes do NECA de SP. Na oportunidade também esteve presente para conhecer a instituição e equipe Lar Feliz, Maria do Carmo atual gestora do NECA.
Os trabalhos se iniciaram com uma explanação sobre o panorama do contexto social atual e a posição do ser humano diante das constantes mudanças, destacando que a ciência surgiu da criatividade do ser humano, mas nos dias atuais a própria ciência tenta suprimir o comportamento criativo. Ser criativo é simplesmente ser humano. O ato criativo nem sempre almeja o sucesso, nos próprios fracassos há indicios de criatividade.
Após algumas considerações iniciais sobre a subjetividade e criatividade, Valéria nos paresenotu projeto que são executados em instituições de acolhimento na cidade de SP, como formas das crianças e adolescentes poderem projetar, expressar sua criatividade.
Já no período da tarde, os participantes foram divididos em três sub grupos, tendo que cada grupo trabalhar com Oficinas, sendo elas: Oficina de Artes Plásticas, etnografia e música.
 
Na foto abaixo, um dos grupos executando sua tarefa.
 

 O Primeiro grupo a se apresentar foi a Oficina de Etnografia, cujo trabalho era realizar o mapiamento do ambiente com um estranho, procurando registrar formas criativas de possibilidades de interação com as crianças e adolescentes.

 
Um dos registros mais marcantes do grupo foi uma fotografia que reproduzia a memória do famoso "Banho de Bica".
 
O segundo grupo a se apresentar produziu uma música, com o título de "Vem ajudar", no qual convocam a comunidade para ajudarem a instituição Lar Feliz.
 
 
Já o terceiro e último grupo, realizou a oficina de artes plásticas, na qual confeccionaram lindos brinquedos infantis, também resgatando a lembrança de suas infâncias. A confecção dos brinquedos baseou-se na utilização de material reciclável.


As questões que permearam os trabalhos do dia foram "Que instituição nós queremos?" "Qual a identidade do Lar Feliz" e "A gente não nasce adulto". No entanto, no final dos trabalhos, a mensagem da formação deste dia é de que o Lar Feliz precisa criar mais espaços de criação, onde crianças e adolescentes possam expressar seus sentimentos e comunicar-se.
 
A Equipe Lar Feliz está de parabéns pelos lindos trabalhos produzidos nestas oficinas. A formação também possibilitou a percepção do quanto essa equipe é CRIATIVA, surpreendendo a todos os participantes, servindo assim para fortalecer a equipe, trazendo auto confiança e melhorando a auto estima.


Um comentário:

  1. Olá
    Gostei tanto que mudei meu nome de Jorge para José.
    Ver o invisivel e ouvir o indizivel, é isso aí Solange e equipe.
    Muito obrigado por este dia de descobertas e redescobertas.
    Abraços
    José Queiroz

    ResponderExcluir