sexta-feira, 8 de março de 2013

Almoço Comemorativo ao Dia da MULHER

 "Hoje os olhares se voltam para quem renova a vida todos os dias!"

No dia 8 de março comemoramos o dia internacional da mulher, uma data que deve ser comemorada não só no dia de hoje, mas todos os dias durante o decorrer do ano.
Mas para comemorar esta data e receberem as homenagens pelos seu dia, estiveram reunidas no dia de hoje as mulheres que trabalham no Lar Feliz. Jill, esposa do presidente Paul, organizou um almoço comemorativo e uma linda homenagem a equipe feminina que atua na instituição.


 
A homenagem iniciou com a fala da Sra. Jill e foi seguida por uma homenagem de uma equipe de mulheres que atuam em um clínica para tratamento de dependentes químicos da cidade de Pedreira. Logo em seguida foi servido um delicioso almoço, preparado com muito carinho pelo nosso cozinheiro Dilaércio.


Também aproveitamos a oportunidade para prestar um singela homenagem a Jill que esta semana esteve de aniversário. Jill queremos te agradecer por todo carinho e dedicação ao longo destes 12 anos, que Deus te ilumine sempre, dando força, saúde e sabedoria para dedicar seu tempo, seu carinho e amor a todas estas crianças e adolescentes.


As mulheres foram ainda presenteadas com flores e outros mimos, e Jill organizou também uma troca de receitas entre as mulheres, afinal, qual a mulher que não prática mesmo que de vez em quando seus dotes culinários.

 
Flores entregues pela equipe de voluntárias da Holanda.



Cartões confeccionados pelas próprias crianças e adolescentes
 
 



"Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo."

Nosso muito obrigado a Jill que preparou esta homenagem com tanto zelo e carinho, e a todas as educadoras que estiveram presentes na homenagem!

Vocês fazem toda a diferença no Lar Feliz!

quarta-feira, 6 de março de 2013

II Encontro de Formação da Equipe Lar Feliz

No dia 05 de março a equipe de funcionários do Lar Feliz estiveram reunidos para o segundo encontro de formação continuada do ano de 2013. O tema abordado foi a "Subjetividade e a Criatividade nas Instituições de Acolhimento", tendo como palestrantes José e Valéria, representantes do NECA de SP. Na oportunidade também esteve presente para conhecer a instituição e equipe Lar Feliz, Maria do Carmo atual gestora do NECA.
Os trabalhos se iniciaram com uma explanação sobre o panorama do contexto social atual e a posição do ser humano diante das constantes mudanças, destacando que a ciência surgiu da criatividade do ser humano, mas nos dias atuais a própria ciência tenta suprimir o comportamento criativo. Ser criativo é simplesmente ser humano. O ato criativo nem sempre almeja o sucesso, nos próprios fracassos há indicios de criatividade.
Após algumas considerações iniciais sobre a subjetividade e criatividade, Valéria nos paresenotu projeto que são executados em instituições de acolhimento na cidade de SP, como formas das crianças e adolescentes poderem projetar, expressar sua criatividade.
Já no período da tarde, os participantes foram divididos em três sub grupos, tendo que cada grupo trabalhar com Oficinas, sendo elas: Oficina de Artes Plásticas, etnografia e música.
 
Na foto abaixo, um dos grupos executando sua tarefa.
 

 O Primeiro grupo a se apresentar foi a Oficina de Etnografia, cujo trabalho era realizar o mapiamento do ambiente com um estranho, procurando registrar formas criativas de possibilidades de interação com as crianças e adolescentes.

 
Um dos registros mais marcantes do grupo foi uma fotografia que reproduzia a memória do famoso "Banho de Bica".
 
O segundo grupo a se apresentar produziu uma música, com o título de "Vem ajudar", no qual convocam a comunidade para ajudarem a instituição Lar Feliz.
 
 
Já o terceiro e último grupo, realizou a oficina de artes plásticas, na qual confeccionaram lindos brinquedos infantis, também resgatando a lembrança de suas infâncias. A confecção dos brinquedos baseou-se na utilização de material reciclável.


As questões que permearam os trabalhos do dia foram "Que instituição nós queremos?" "Qual a identidade do Lar Feliz" e "A gente não nasce adulto". No entanto, no final dos trabalhos, a mensagem da formação deste dia é de que o Lar Feliz precisa criar mais espaços de criação, onde crianças e adolescentes possam expressar seus sentimentos e comunicar-se.
 
A Equipe Lar Feliz está de parabéns pelos lindos trabalhos produzidos nestas oficinas. A formação também possibilitou a percepção do quanto essa equipe é CRIATIVA, surpreendendo a todos os participantes, servindo assim para fortalecer a equipe, trazendo auto confiança e melhorando a auto estima.