quarta-feira, 15 de junho de 2022

 Mão na Massa

O Projeto Mão na Massa foi implantado na entidade de acolhimento Lar Feliz no ano de 2013. Na ocasião foram captados recursos junto a empresa Takeda para implantação e sua execução. Com os primeiros recursos obtidos, foi também adquirido equipamentos básicos para implantação da padaria no serviço de acolhimento. Desde então o mesmo vem sendo executado todos os anos, com recursos advindos de diferentes empresas e órgãos. No ano de 2019, a entidade inscreveu o projeto no edital da empresa NTS, sendo que o valor foi captado de forma integral para sua execução.

No entanto, a previsão era para ser executado em 2020, com o surgimento da pandemia do COVID-19 as ações coletivas foram suspensas. Atrelado a isso, o repasse dos recursos não ocorreu por parte do órgão Púbico, nem no ano seguinte, ficando assim por dois anos aguardando o repasse do recurso.

Finalmente em abril de 2022, o recurso do projeto foi repassado e as atividades iniciadas. Novamente a entidade conta com a parceria do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK, atualmente coordenado pelo professor Sergio, que iniciou as atividades em 2013 como estagiário de Gastronomia. Sergio é o professor das atividades realizadas junto as famílias e conta com uma equipe de estagiários além da equipe técnica do Serviço de Acolhimento. 

As atividades do projeto ocorrem uma vez na semana com as crianças e adolescentes acolhidas, sendo que um dia realizam a compra no supermercado e no dia seguinte preparam a receita com o auxílio de uma educadora. Já as atividades com os familiares ocorre um vez ao mês e atualmente participam famílias do município de Jaguariúna. O intuito da atividade junto as famílias é de promover um espaço terapêutico que possa aliar uma atividade prática entre acolhido e familiares e estimular as relações de vínculo e afeto.

A equipe se reuniu no mês de março para planejamento das atividades.


Início de abril as famílias receberam os convites para participarem do projeto.


No primeiro encontro a receita foi Pão de Queijo. Foram convidadas ao todo nove famílias participantes. Todas receberam o cronograma abaixo.


Alguns registros do primeiro encontro.


Muitas receitas deliciosas estão planejadas para serem realizadas no decorrer do ano...


Nenhum comentário:

Postar um comentário