O Lar Feliz participou do Projeto "Cuidado e Proteção" desenvolvido pelo NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente" em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento de São Paulo (SEDS) e as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRAS) de Campinas e Grande São Paulo Leste, para o reordenamento da rede de acolhimento de crianças e adolescentes dos municípios de Hortolândia, Jaguariúna, Piracaia, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim.
O projeto foi executado de junho de 2017 a agosto de 2018, e desenvolvido em duas etapas: 1 etapa de formação dos profissionais da rede intersetorial de atendimento e 2: formação dos profissionais dos serviços de acolhimento. Com o objetivo geral de "desenvolver uma metodologia de apoio para implementação dos Planos Municipais de Acolhimento, o projeto desenvolveu ações de mobilização, articulação e formação da rede municipal de atendimento dos municípios contemplados, visando o reordenamento da política de garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária."
Alguns momentos dos encontros realizados com a rede intersetorial de Jaguariúna, Piracaia e Hortolândia.
Na entidade de acolhimento Lar Feliz, foram realizados sete encontros de formação no ano de 2018. Nestes encontros participaram educadores, coordenadores e equipe técnica, e serviram para reflexão e discussão das práticas do cotidiano institucional, os desafios de atender crianças e adolescentes em situação de acolhimento, que desejam "reparar suas dores, suplantar preconceitos, viver em família e alçar autonomia".
Foram encontros norteados por dinâmicas e atividades que nos possibilitaram refletir sobre a prática e despertaram um novo olhar sobre a criança atendida e sua família, bem como a importância do trabalho em equipe e de uma comunicação clara.
O projeto foi encerrado no dia 21 de agosto, na cidade de São Paulo com um Seminário no qual participaram representantes dos seis municípios contemplados, entidades de acolhimento, representantes SEDS, DRAS, governo estadual e equipe do Neca. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiencias e de uma escuta de praticas desenvolvidas nas demais cidades.
Nosso muito obrigado a equipe do Neca pela oportunidade de participar deste projeto e assim nos possibilitar momentos de formação, conhecimento e troca de experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário