terça-feira, 28 de agosto de 2018

Férias de inverno.

Durante as férias e inverno, crianças e adolescentes acolhidas na entidade tiveram dias de passeios, diversão, esporte e cultura e muito lazer. Várias atividades que foram organizadas no transcorrer do período de férias escolares, algumas com ajuda e doações de empresas e comércio da região.

Veja alguns registros destes dias tão animados que viveram!

Atividades com gincana.


Cinema em casa!

Atividades de artesanato


Unipark


Feira do Livro em SP



Passeios em restaurantes e lanchonetes



Parque dos Lagos

Nosso muito obrigado a todos que auxiliaram com doações e trabalho voluntário para proporcionar a estas crianças e adolescentes estes momentos tão especiais que ficarão marcados em suas memórias e em seus corações!

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Projeto "Cuidado e Proteção"

O Lar Feliz participou do Projeto "Cuidado e Proteção" desenvolvido pelo NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente" em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento de São Paulo (SEDS) e as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (DRAS) de Campinas e Grande São Paulo Leste, para o reordenamento da rede de acolhimento de crianças e adolescentes dos municípios de Hortolândia, Jaguariúna, Piracaia, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim.
O projeto foi executado de junho de 2017 a agosto de 2018, e desenvolvido em duas etapas: 1 etapa de formação dos profissionais da rede intersetorial de atendimento e 2: formação dos profissionais dos serviços de acolhimento. Com o objetivo geral de "desenvolver uma metodologia de apoio para implementação dos Planos Municipais de Acolhimento, o projeto desenvolveu ações de mobilização, articulação e formação da rede municipal de atendimento dos municípios contemplados, visando o reordenamento da política de garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária."

Alguns momentos dos encontros realizados com a rede intersetorial de Jaguariúna, Piracaia e Hortolândia.






Na entidade de acolhimento Lar Feliz, foram realizados sete encontros de formação no ano de 2018. Nestes encontros participaram educadores, coordenadores e equipe técnica, e  serviram para reflexão e discussão das práticas do cotidiano institucional, os desafios de atender crianças e adolescentes em situação de acolhimento, que desejam "reparar suas dores, suplantar preconceitos, viver em família e alçar autonomia". 
Foram encontros norteados por dinâmicas e atividades que nos possibilitaram refletir sobre a prática e despertaram um novo olhar sobre a criança atendida e sua família, bem como a importância do trabalho em equipe e de uma comunicação clara. 





O projeto foi encerrado no dia 21 de agosto, na cidade de São Paulo com um Seminário no qual participaram representantes dos seis municípios contemplados, entidades de acolhimento, representantes SEDS, DRAS, governo estadual e equipe do Neca. Foi uma excelente oportunidade de troca de experiencias e de uma escuta de praticas desenvolvidas nas demais cidades.


Nosso muito obrigado a equipe do Neca pela oportunidade de participar deste projeto e assim nos possibilitar momentos de formação, conhecimento e troca de experiências. 


terça-feira, 5 de junho de 2018

Projeto Mão na Massa

As atividades do Projeto Mão na Massa já estão ocorrendo desde o início do ano. Inicialmente foram inciadas as atividades com as crianças e adolescentes acolhidas e no mês de abril as atividades com os familiares.
Crianças e adolescentes juntamento com um educador preparam diariamente o lanche que é servido para todos os acolhidos e equipe de funcionários. Além disso, uma vez por semana um grupo de crianças e adolescentes vai até o supermercado fazer as compras para o preparo de um receita especial.
Neste ano o projeto está sendo executado com recursos repassados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Jaguariúna.
Já foram preparadas deliciosas receitas!






As atividades com os familiares ocorrem aos sábado no período da manhã.







Muitas delícias ainda estão por ser preparadas neste ano...!

Formação Continuada com o tema "Educador Empático"

Cuidar de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social requer muito amor, dedicação, respeito ao próximo, tolerância à frustração, entre outras diversas qualidades. Assim, ser educador de uma instituição de acolhimento é uma tarefa complexa que requer constante capacitação e formação.

Para melhor cumprir com esse papel, a Associação Lar Feliz, realizou mais um dia de formação  de todos os funcionários da Instituição nos dias 19 de maio, sendo que foi realizada nas dependências do Lar feliz, e ministrada por profissionais do GRHUS (grupo composto por diferentes profissionais que atuam em empresas em todas as cidades da região).

Na oportunidade, estavam presentes o presidente da instituição, equipe técnica, educadores equipe de residentes e coordenadora da Casa Lar do município de Ilhabela e profissionais da entidade de acolhimento da cidade de Araras. Para iniciar os trabalhos foi servido um delicioso café da manha, e logo em seguida os trabalhos foram iniciados pelas profissionais presentes.



Refletir sobre nossa prática enquanto cuidadores de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional é de extrema importância e se faz uma prática constante. O tema da formação foi "O Educador Empático" pautado na técnica de Marshall Rosenberg "A comunicação não violenta".
 A formação propiciada pelas profissionais do GRHUS foi de extrema relevância, e nos mostrou especialmente nossas fragilidades enquanto receptores de histórias de vidas negligenciadas e fragilizadas que cada acolhido traz consigo. Através da técnica da Comunicação  Não Violenta abordada nesta manha de formação, temos a perspectiva de  uma nova forma de nos comunicar e relacionar não só no ambiente de trabalho mas também em todas as demais formas de relações, através da qual devemos estar atentos as necessidades do outro e saber acolhe-las sem julgamento.
Praticar a comunicação não violenta, não é uma tarefa fácil, precisa de força de vontade, disposição e um desejo a mudar a si mesmo, e as relações que desenvolvemos em nossa vida. É um exercício diário consigo mesmo e com os outros. Prática esta que todos os presentes nesta formação sentiram-se motivados em começar após esta formação. 

 

A capacitação além de proporcionar integração entre equipe, conhecimento e auto-conhecimento também nos levou a refletir sobre nossas atitudes do dia a dia. Que todo o conhecimento compartilhado pelos diferentes profissionais que participaram desta capacitação se concretize nas nossas atitudes e prática diária!!!!

Nossa Gratidão a Equipe GRHUS por nos proporcionar estes momentos de reflexão e formação.